Affonso Romano de Sant'Anna formou-se bacharel em Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia da UFMG, em 1962. Em 1964, tornou-se doutor em Literatura Brasileira pela UFMG, com tese sobre Carlos Drummond de Andrade. No ano seguinte, foi publicado seu primeiro livro de poesia, Canto e Palavra. Na época, já trabalhava como colaborador em importantes periódicos. Entre 1970 e 1983 foi diretor do Departamento de Letras e Artes da PUC/RJ, onde organizou a Expoesia (espaço de encontro das novas correntes poéticas da década de 1970). Na década seguinte, foi professor na Universidade do Texas (EUA), na Universidade de Colônia (Alemanha), e na Universidade de Aix-en-Provence (França). Entre 1990 e 1996 foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Ele já publicou vários livros de ensaios e crônicas.
Em seu Papo de Autor, falou sobre seus dois livros lançados neste ano, sendo um de poesias, de nome "Sísifo desce a montanha", e outro que reúne suas principais crônicas.
Affonso contou também sobre seu período de experiência na Biblioteca Nacional, deu sua opinião sobre a nova geração de leitores e recitou capítulos de seu novo livro de poesias. Foram eles "Gerações 1", "Gerações 2" e "Geração 1937", que dedicou a sua esposa Marina Colasanti.
Para o autor, o escritor é um indivíduo de utilidade pública. Ele acredita que, após escrito, o texto passa a ter utilidade social.
O público compareceu em peso, o recebendo com muito carinho e fazendo várias perguntas no final, o que tornou o bate papo mais interativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário