quarta-feira, 16 de novembro de 2011

2012


Aguardem!!!!!

Dois anos de sucesso, o terceiro será melhor ainda!!!!

Parabéns a toda equipe deste ano, desde o pessoal da montagem a organização. Cada um foi de suma importância para a realização do maior evento literário do oeste paulista de 2011.

Ao público, nossos agradecimentos. Vocês, com seus filhos, alunos, amigos, colegas, conhecidos, vizinhos e tantos mais que marcaram presença no IBC, fizeram a festa ganhar vida e seguir para mais um ano.

2012 vem aí e com ele o 3º Salão do Livro. Será um enorme prazer recebê-los novamente e a todos os novos visitantes.

Vamo que vamo e que venha 2012!!!!!!


Obrigado!


domingo, 13 de novembro de 2011

Papo de Autor - Regina Drummond


Autora, contadora de historias essa é Regina Drummond, que participou ativamente do 2º Salão do Livro, em dois espaços: no Estação Drummond de Histórias, para as crianças, e também marcando presença no Papo de Autor.


Regina Drummond e o mediador Lincoln César

Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em letras. Fala inglês, francês e alemão. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, mas está sempre no Brasil, para cumprir uma agenda de muitos compromissos. "Eu já fui interprete do namorado de uma garota brasileira com um moço alemão, foi uma das situações mais engraçadas da minha vida", diz Regina.  



Em seu papo de autor neste domingo (13), Regina deu um show de história para o publico, comentou sobre os hábitos e culturas do povo alemão, e também respondeu varias questões sobre o Muro de Berlim.

Papo de Autor - André Vianco


O espaço Papo de Autor recebeu neste domingo (13), o renomado escritor de obras sobrenaturais que faz uma mistura de terror, suspense, fantasia e romance, André Vianco.


André Vianco com o mediador Celso Aguiar

Após ser despedido de seu antigo trabalho André utilizou seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para produzir 1000 copias de seu primeiro best-seller, Os Sete (1999). E a partir daí começou a promover sozinho seus livros  em livraria e editoras.

Além dessas obras o autor possui ainda mais cinco

"Ser autor foi uma coisa que acontece naturalmente na minha vida. Eu cresci lendo autores de ficção internacionais, por isso minhas maiores influencias são autores como Henry James e Victor Hugo", disse André Vianco.

Papo de Autor - José Eduardo Agualusa


Neste sábado (12), José Eduardo Agualusa esteve no espaço Papo de Autor no 2º Salão do Livro. Ele nasceu em Huambo, Angola, em 1960.

O escritor José Eduardo Agualusa com a mediação do também escritor Henrique Chagas
Agualusa estudou silvicultura e agronomia      
em Lisboa, Portugal, e seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas. Ele também é escritor de peças teatrais como: Geração W, Aquela Mulher - monólogo encenado no Brasil tendo como protagonista Marília Gabriela. Um dos principais pontos levantado em seu papo foi sobre as mudanças ortográficas que os países que falam português sofreram. "As pessoas têm horror a mudanças elas morrem de medo. Se esse acordo foi feito para unificar o português, era para ter ido bem mais longe", diz   



Atualmente escreve crônicas para a revista portuguesa de literatura LER. Realiza para a RDP da África,
"A hora das cigarras", um programa de música e textos africanos. Também é membro da União dos Escritores Angolanos.


Lançamento do V Clipp

Hoje, domingo (13), às 18h no Salão do Livro será lançado o V CLIPP (Concurso Literário de Presidente Prudente), realizado pelo governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Biblioteca Municipal.
 O objetivo principal é o incentivo à criação literária através da revelação e valorização de novos talentos, e proporcionar àquele escritor, que ainda não teve a oportunidade, mostrar e editar seu texto. 
Este ano foram 155 escritores inscritos, com aproximadamente 377 textos, que foram selecionados pelos professores e escritores, Arlette Piai que atua em sua Escola de Língua Brasileira com cursos especializados em redação e comunicação verbal e pelo professor Carlos Francisco Freixo, que atua na Universidade do Oeste Paulista e na rede Pública Estadual. 
Fazem parte da coletânea, nessa edição de 2011, 78 inscritos, com 171 textos entre poesias e crônicas.
Serviço
2º Salão do Livro de Presidente Prudente
De 04 a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
  
Local
IBC  Centro Cultural
Rua Hugo Lacorte Vitale, 46
Vila Furquim
Presidente Prudente - SP

sábado, 12 de novembro de 2011

Papo de Autor - Mirian Menezes


Neste sabado (12), o espaço Papo de Autor recebeu a autora Mirian Menezes. Contatora de histórias e professora por formação. Lançou em 2011 seu livro de poemas "O cientista e o poeta".   



A autora também desempenha a função de orientadora de componente curricular no Programa Sala de Leitura, da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. É mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. Com a mediação de Lincoln César, o papo levantou questões como os rumos da literatura, e como os autores podem escrever sem ofender ninguém.  

Autores lançam livros no 2º Salão do Livro

Sérgio Pereira

O autor Sérgio Pereira lançou neste sábado (12), seu primeiro livro "Passos Urbanos". O livro faz uma leitura da vida urbana. Em três maneiras diferentes: a vida na cidade, a vida real e a vida virtual. Sérgio já está produzindo seu segundo livro.
Eder Quirino

O autor Eder Quirino lançou sexta-feira (11), o seu terceiro livro de poesia "Doe porções gentis ao seu ser". "Meu diferencial como poeta é que eu não trabalho só com a amor, trabalho também com a dor e os fatos do meu dia a dia", diz o autor.
Os autores Eder Quirino e Sérgio Pereira




RESULTADO - Patrícia Engel Secco

Parabéns Romalacrida!
Você ganhou o livro "O Laboratório de Lelê & Trix"
Deixe um comentário neste post, com o seu e-mail, para confirmação
Obrigado!  




Parabéns Louise!
Você ganhou o livro "O Laboratório de Lelê & Trix"
Deixe um comentário neste post, com o seu e-mail, para confirmação
Obrigado!

Vocês terão até às 18h de domingo (13/11), para retirar os livros, conforme será explicado no e-mail que lhe enviaremos após seu contato.



Último dia!


Dia 13/11/2011 - Domingo

HORÁRIO

ESPAÇO
ATIVIDADE
RELEASE/ SINOPSE
11h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Mundo das Fábulas
12h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Mundo Subterrâneo
13h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Transilvânia
14h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Reino Mágico
15h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Floresta Encantada
15h00
Papo de Autor
Bate Papo com André Vianco Mediação Celso Aguiar
André Vianco, 36 anos, paulista, residente em Osasco, São Paulo é o escritor que mais
conquista leitores de terror, suspense e fantasia no Brasil. Atualmente, com 13 obras
publicadas e mais de 700 mil exemplares vendidos. Vianco é hoje reconhecido como
representante brasileiro do gênero terror.

15h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Floresta Encantada
16h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Castelo Assombrado
17h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Egito

17h00
Papo de Autor
Regina Drummond
Autora de muitos livros, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond desenvolve, há anos, projetos de estímulo à leitura e eventos para professores e alunos, com palestras, cursos, oficinas pedagógicas, shows e narração de histórias, além de participar de feiras e bienais do livro, nacionais e internacionais.
Foi coordenadora do Espaço das Atividades Infantis da Bienal Internacional do Livro de São Paulo desde sua inauguração, em 1992, até o Salão Internacional do Livro/99, quando mudou-se de São Paulo. Há anos vem participando ativamente dos projetos "O Escritor na Cidade", "Gosto de Ler", "O Escritor na Biblioteca", "Paixão de Ler" e "ProLer", entre outros. Contou histórias em programas de rádio e televisão. Escreveu peças de teatro infantil, tendo atuado como atriz em algumas delas.
Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em Letras. Fala inglês, francês e alemão. Atualmente, mora em Munique, na Alemanha, mas está sempre no Brasil, para cumprir uma agenda de muitos compromissos.
Seus trabalhos já receberam vários prêmios e destaques, entre eles, três selos "Acervo Básico", da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como autora, e o "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, como editora. O público que visitar o 1º Salão do Livro de Presidente Prudente, no IBC, sobretudo o infanto-juvenil poderá desfrutar do Espaço Regina Drummond de Histórias onde haverá atividades diárias desenvolvida pela autora, por convidados e encenações teatrais.

17h30
Espaço Cultural Matarazzo
Violino in Concert
Com Gabriel Chizzolinni Cervellini, uma performance maravilhosa viajando pelo melhor da música, do erudito ao clássico.

18h00

Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Lua
18h00
Espaço Cultural Matarazzo
V CLIPP
Lançamento do Livro
Solenidade de premiação e entrega dos selecionados do V CLIPP – Concurso Literário de Presidente Prudente.

19h30
Papo de Autor
Bate Papo literário e Workshop de gastronomia com Maurício Barufaldi
Mediação Lincoln César
Maurício Barufaldi é Chef de cozinha, elabora pratos de 28 países, é professor de
gastronomia, escritor e autor dos seguintes livros: A face da mulher japonesa.
Espiritualidade: busca e necessidade.
Caminhos de ferro de Angola: influências, desenvolvimento e apartheid. Kamaishi: tormentos em um verão. Matsu: a dançarina de kinomoto. Mulheres (e minorias) do Irã: perseguição, preconceito, medo e morte. Mulheres especiais (e teimosas) que transformam a humanidade. Sua apresentação no Salão do Livro será uma saborosa mistura envolvendo literatura e gastronomia.

22h00
Palco
Música
Banda She Says
Marcante pelo repertório retrospectivo, a banda, formada por quatro garotas – Maysa Rodrigues, vocal e guitarra; Luciana Faria, baixo; Winnie Coitino, teclado e violino; Maiara Sakurai, bateria -, também deixa marcas de sua singularidade dentre músicos da região de Presidente Prudente, assinando um novo jeito de apreciar a música das décadas de 50 a 80.

Papo de Autor - Ignácio de Loyola Brandão

Ignácio de Loyola Brandão é jornalista e escritor e já publicou cerca de 30 livros, entre romances, contos, crônicas e viagens, além de ter participado de várias antologias.


Nascido em Araraquara (SP), contou no Papo de Autor desta sexta-feira (11) a história da sua infância e juventude no interior e do momento em que decidiu se tornar um escritor.


"Eu era pobre, tímido, introvertido e feio. As meninas não olhavam pra mim", revela Loyola com sua humildade e senso de humor incríveis.


Apaixonado por crônicas, o autor faz anotações em cadernetas de tudo o que vê e ouve, para utilizar em seus textos posteriormente. "A crônica, para mim, é um momento, uma parte de nossa realidade", diz.


Ele ainda falou de seus livros, interagiu com o público, que compareceu em grande número, e recebeu o carinho e o agradecimento de algumas pessoas no final. Todos que estavam presentes se emocionaram.


"Não dá pra fazer uma coisa sem se apaixonar por ela, senão a vida não tem graça." (Ignácio de Loyola Brandão)

"A vida não tem coisas interessantes?! Então. Por isso que é bom viver." (Ignácio de Loyola Brandão)




Nono dia!

Dia 12/11/2011 - Sábado
HORÁRIO

ESPAÇO
ATIVIDADE
RELEASE/ SINOPSE
10h00
Papo de Autor
Poesia in Concert (INOVALER)

Varal de poesia do projeto Inovaler com participação Musical do Projeto Camerata.
10h00
Espaço Cultural Matarazzo
Cinema
Curtas Infantis 4
A infância é um tempo de inauguração de sensibilidades. É quando se desenham na mente humana noções como pertencimento e interatividade. É também quando se aprende a reconhecer limites e a maneira de superá-los. Um pouco de tudo isso está tratado nesta seleção. Eles vêm de distintas regiões e colocam em cena um país diversificado. Os heróis destes curtas-metragens são meninos e meninas, falando nos muitos sotaques brasileiros e inventando soluções engenhosas para os problemas da vida. Mas os dilemas e descobertas vividos por seus personagens não distinguem a roça da cidade grande, o litoral nordestino do interior gaúcho. Seja onde for, a criança é um tesouro de dramaturgia, bastando ser sensível para perceber e representar na tela. Os filmes trazem, ainda, uma variedade de linguagens, ritmos e cores que traduz a pluralidade do cinema brasileiro contemporâneo. Neste programa as crianças verão um Brasil diferente do que prevalece na grande mídia, e assim poderão ver melhor a si próprias.

11h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Mundo das Fábulas
12h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Mundo Subterrâneo

13h00
Espaço Cultural Matarazzo
Cinema
Curtas Infantis 4
A infância é um tempo de inauguração de sensibilidades. É quando se desenham na mente humana noções como pertencimento e interatividade. É também quando se aprende a reconhecer limites e a maneira de superá-los. Um pouco de tudo isso está tratado nesta seleção. Eles vêm de distintas regiões e colocam em cena um país diversificado. Os heróis destes curtas-metragens são meninos e meninas, falando nos muitos sotaques brasileiros e inventando soluções engenhosas para os problemas da vida. Mas os dilemas e descobertas vividos por seus personagens não distinguem a roça da cidade grande, o litoral nordestino do interior gaúcho. Seja onde for, a criança é um tesouro de dramaturgia, bastando ser sensível para perceber e representar na tela. Os filmes trazem, ainda, uma variedade de linguagens, ritmos e cores que traduz a pluralidade do cinema brasileiro contemporâneo. Neste programa as crianças verão um Brasil diferente do que prevalece na grande mídia, e assim poderão ver melhor a si próprias.

13h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Transilvânia
14h00
Papo de Autor
Oficina Literária com Professor Campato
Professor universitário há mais 10 anos. Bacharel em Tradução pela UNESP. Mestre em Literatura Brasileira (UNESP), Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa (UNESP),
Pós-Doutor em Teoria Literária (UNICAMP). Ex-docente do Departamento de Letras
Clássicas e Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina (UEL); ex-hóspede
acadêmico do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e atual professor da Faculdade Birigui, entre outras tantas atividades.

14h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Reino Mágico
15h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Floresta Encantada
16h00
Papo de Autor
Sérgio Vaz
Sarau Cooperifa
Mediação Celso Aguiar
Sergio Vaz, poeta e agitador cultural é Coordenador do Sarau da Cooperifa -
movimento cultural que transformou um bar, na periferia de São Paulo, em Centro
Cultural, onde há dez anos acontece um Sarau que reúne em torno de 200 pessoas
para ouvir e falar poesia. Entre vários prêmios recebidos por seu trabalho, em 2009 foi eleito pela Revista ÉPOCA como um dos 100 brasileiros mais influentes daquele ano.

16h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Castelo Assombrado
17h00
Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Egito

18h00
Espaço Cultural Matarazzo
Lançamento de Livro “Passo Urbanos” de Sérgio Pereira
Sérgio Pereira nasceu em Santo Anastácio, em 1968, mas mora em Presidente Prudente, há 25 anos. Mestre, doutorando em Geografia e educador, trabalha com jovens e adultos desde 2000.
Em 2007 tem um texto classificado para o livro “90 anos de Presidente Prudente”. E, em 2010, um poema classificado para o Concurso Literário de Presidente Prudente.
Participou e publicou artigos em anais de Congressos Nacionais: Rio Branco (AC), Santa Maria (RS)-, e Internacional: Santiago no (Chile), Montevidéu (Uruguai) e San José (Costa Rica). Em 2011 teve um artigo na forma de capítulo publicado no livro “A Raia Divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul (Cenas e Cenários), tendo como organizador o Prof. Dr. Messias Modesto dos Passos. Agora lança seu primeiro livro de poesias “Passos Urbanos - Volume 1”, com perspectiva de publicar o Volume 2 em 2012. A capa do livro é de autoria do designer e poeta Eder Quirino, que utilizou a técnica “arte no scanner”.

18h00

Estação Regina Drummond

Contação de Histórias
Lua
18h00
Papo de Autor
Bate Papo com Mirian Menezes
Autora São José dos Campos
Mediação Lincoln César
Contadora de histórias e escritora editou em 2011 o livro de poemas “O cientista e a poeta”. Orientadora de Componente Curricular – Programa Sala de Leitura – Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos, trabalha com a formação de professores, contadores de histórias e mediadores de leitura. É Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes – SP.

19h00
Espaço Cultural Matarazzo
Cinema
Ritmos Brasileiros.
De todas as riquezas que o Brasil tem, uma pelo menos é produzida pelo corpo da gente. É a nossa capacidade de criar e combinar ritmos musicais. Aqui estão alguns exemplos dessa vocação que se propaga de norte a sul, germinada nos bairros populares, periferias e áreas rurais. Do samba carioca de raiz filmado por Leon Hirszman a outro curta-metragem já clássico sobre o maracatu pernambucano ou à “rap”aziada da Ceilândia, temos um pequeno painel de tradições e modernidades. Velhos mestres e jovens talentosos se congraçam de filme a filme, exprimindo ao mesmo tempo diversidade e filiações sutis. São todos corpos brasileiros que gingam, tocam, cantam, batem, falam. Histórias do passado e gritos do presente dialogam pela voz implacável do ritmo.

19h30
Papo de Autor
Bate Papo com José Eduardo Agualusa Atração Internacional
Mediação Henrique Chagas
José Eduardo Agualusa (Alves da Cunha) nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Seus livros estão traduzidos para mais de vinte idiomas.
Também escreveu várias peças de teatro: Geração W, Aquela Mulher – monólogo encenado no Brasil tendo como protagonista a jornalista Marília Gabriela -, Chovem amores na Rua do Matador e A Caixa Preta, estas duas últimas em co-autoria com Mia Couto. Beneficiou-se de três bolsas de criação literária: a primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever Nação crioula, a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu viver em Goa (Índia) durante três meses e escrever Um estranho em Goa e a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austauschdienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu O Ano em que Zumbi Tomou o Rio. No início de 2009 a convite da Fundação Holandesa para a Literatura, passou dois meses em Amsterdam na Residência para Escritores, onde acabou de escrever o romance, Barroco tropical (publicado no Brasil pela Cia das Letras). Escreve crônicas para a revista portuguesa de literatura LER. Realiza para a RDP África A hora das Cigarras, um programa de música e textos africanos. É membro da União dos Escritores Angolanos.
Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada, exclusivamente, a autores de língua portuguesa
No Brasil, seus livros mais recentes são publicados pela Língua Geral Milagrário Pessoal, Estação das Chuvas, As mulheres do meu pai e O filho do vento.

21h00
Praça de Alimentação
Sarau Solidário
ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE ESCRITORES
Apresenta: Sarau Solidário
 À FLOR DA PELE
A dois passos do paraíso, quando os olhos bronzeiam a pele, quando os sussurros iluminam os corpos, o seu passo, o meu passo, uma única sombra em movimento: a eternidade...

22h00
Palco
MPB/SESI
À Quatro Vozes
Grupo vocal formado pelas irmãs Dora, Jurema e Jussara e ainda a sobrinha Thatiana acompanhadas de um quarteto de instrumentistas que buscam fazer música popular brasileira de maneira apaixonada. Desenvolvem um trabalho de resgate da MPB mesclando inúmeros elementos de uma forma muito original através de músicas que expressam o valor mínimo do indivíduo.