quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENCERRADO - Ignácio de Loyola Brandão - PROMOÇÃO

Ignácio de Loyola Brandão estará no Papo de Autor nesta sexta-feira (11), às 19h30.

Em parceria com as editoras Moderna e Global conseguimos três livros para sorteio: Acordei em Woodstock (1) e A Morena da Estação (2).

Para participar é simples, siga o blog do Salão do Livro (não precisa ter blog, basta ter conta no google/gmail/orkut/twitter) e comentar nesse post com a frase: "Eu quero ganhar o livro do Loyola".

O sorteio será feito pelo site http://www.random.org/ e o resultado será publicado aqui no blog na sexta-feira, dia 11, às 18h.

O vencedor deverá comentar na publicação Resultado deixando seu e-mail e número do RG.
O livro poderá ser retirado na sala de imprensa, no Salão do Livro.   

Então, corra deixar seu comentário e... Boa sorte!!!

Papo de Autor - Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo é escritor, ilustrador paulista e já escreveu mais de cem livros para crianças e jovens.


Em seu Papo de Autor desta quarta-feira (9), o autor falou de alguns de seus livros, como "O peixe que podia cantar", "A casa do meu Avô", "Chega de saudade", "Um homem no sótão", entre outros.

Para Azevedo, os assuntos mais complicados da vida são ensinados pela literatura. "Todos nós estamos em busca do auto-conhecimento. Ninguém nos ensina isso. Porém, na literatura, podemos nos auto-conhecer." 


Além de autografar livros, recebeu homenagens dos alunos e professores das escolas que estiveram presentes, que o presentearam e fizeram perguntas sobre suas obras. Todos se emocionaram.


O autor ainda deixou uma lição para os estudantes levarem para as aulas de redação: "Não é proibido inventar."

Companhia Shaia Zurah, faz sua terceira apresentação no Salão 2011


A dançarina mirim Bianca Couto

Nesta quarta-feira (9), a companhia de dança do ventre Shaia Zurah, fez sua terceira apresentação no 2º Salão do Livro de Presidente Prudente. 


A segunda apresentação da companhia foi com as meninas da terceira idade, na última segunda-feira (07).  A dança está na vida da professora Shaia Zurah há 14 anos. " A dança pode ser praticada por mulheres de qualquer idade e de qualquer tipo físico", comenta Shaia.




Embaladas por Shakira, as meninas dançaram muito, e entreteram ao máximo a platéia, houve tanta procura  que elas tiveram que repetir a dose.   


" Essa apresentação tem  uma grande influencia na parte cultural dos meus alunos. Aqui eles tem acesso a livros, diversão. E também os livros que eles levam pode servir até mesmo para os pais deles. Pois na minha cidade é muito dicifi ter esses tipos de eventos culturais" , diz a professora de Alfredo Marcondes, Kelly Santos.




A companhia se apresenta pela última vez no Salão do Livro 2011, na sexta- feira (11), ás 21h na praça de alimentação. A entrada é franca. 

Papo de Autor Imperdível!


Papo de Autores novinho e delicioso. Você leu certinho. Autores. Serão autores prudentinos que estarão na quinta (10), às 19h30, presentes no Espaço para compartilhar suas experiências no mercado editorial e mostrar seus trabalhos na literatura, em suas diversas vertentes.

Será um bate papo mediado por Lincoln César, onde o foco se dará na produção de um livro. Como é o processo, como entrar no mercado literário, quais as dificuldades, além, claro, de ficarem à disposição dos participantes para responder suas dúvidas e curiosidades. O objetivo é trazer algo mais intimista, mais próximo a realidade.

No final do encontro haverá sorteio de livros no local. Você não pode perder essa!!!

Compareça e não só prestigie a literatura brasileira, mas em especial a da nossa terra. A literatura prudentina!

Conheça melhor os autores:

Carlos Freixo
Poeta e Presidente da Associação Prudentina de Escritores

Jesus de Burarama
Natural da cidade de Burarama, hoje Capitão Enéas, região de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Ativista cultural há mais de 30 anos na região de Presidente Prudente, SP.
Foi um dos fundadores da Associação Cultural Caipirapuru, entidade que promove a festa Caipirapuru, em Irapuru, São Paulo; evento que ajudou a criar e de onde saiu a influência para poesia de cordel.
Rubens Shirassu Jr
Autor de Religar às Origens (artigos e ensaios) e Muito Macho na Cozinha e Outras Crônicas, ambos publicados pelo Clube de Autores, de São Paulo, teve o seu livro de poemas Cobra de Vidro escolhido entre os 25 projetos selecionados pelo programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura de São Paulo. O escritor e articulista prudentino escreveu também o prefácio do romance infanto-juvenil Moenda de Silêncios, de Ronaldo Cagiano.


Odemir Alvez
Policial militar e jornalista, autor dos livros infanto-juvenis “Os Manezinhos”, lançado em março e “A Turma da Vila Marcondes”, 2ª Edição, ambos pela Editora Cuore. Em 2011 o autor participou da Bienal do Livro de São José dos Campos (abril), da Feira do Livro de Ribeirão Preto (junho) e teve seus livros expostos na Bienal do Rio de Janeiro e de Pernambuco (setembro).

Gisele Galindo
Jornalista, graduada, apaixonada pelas palavras. Já atuou como atriz em peças de teatro e curtametragem para televisão. Começou sua caminhada literária através da poesia, depois escreveu roteiro para teatro e série de TV. Atora do livro 1, de Destino Íntimo, pela Editora Literata. Define a si mesma como uma aventureira das letras, suas formas, sabores, aromas e encantos.
Henrique Chagas
Advogado, criador e mantenedor do Verdes Trigos, página virtual, onde publica seus textos, crônicas e artigos. Jurado de prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Escreveu "Poesia Diferente - uma releitura dos Salmos" (edição de autor, 1980, esgotado); "Participação Política: pequeno ensaio de antropologia política", numa antologia "Roda Viva, Roda Gigante" - Antologia Internacional 2004, Editora Ottoni; e "Lua na Casa Três", Editora KBR, selo Verdes Trigos, 2010, disponível no formato digital. Trabalha atualmente dois livros: "Verdes Trigos", romance, e "Apocalipse de Ulisses Avraham", ficção de cunho filosófico e teológico.

Benjamin Resende
Autor do livro Raízes Prudentinas e homenageado pela Associação Prudentina de Escritores.





De 04 a 13 de novembro de 2011, o Governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove o 2º Salão do Livro de Presidente Prudente, a maior festa literária do Oeste Paulista.

Com o apoio da Caixa Econômica Federal e Liane.

Serviço
2º Salão do Livro de Presidente Prudente
De 04 a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
  
Local
IBC  Centro Cultural
Rua Hugo Lacorte Vitale, 46
Vila Furquim
Presidente Prudente - SP



Papo de Autor - Maurice Politi

Ontem, terça-feira (8), no Papo de Autor do Salão do Livro, quem marcou presença foi Maurice Politi. Em um bate papo descontraído, intermediado pelo professor Caetano, contou o que viveu durante o período da Ditadura Militar.


Maurice Politi nasceu no Egito, veio para o Brasil com a família com 8 anos, ingressou no curso de Jornalismo Militante do movimento estudantil contra o governo militar em São Paulo e foi também militante do setor de apoio logístico do grupo Ação Libertadora Nacional. Foi preso em 1970, aos 21 anos, pela OBAN (Operação Bandeirantes), sendo condenado a quatro anos de prisão, passando por 9 prisões e 36 celas diferentes.



Durante o período que passou nas penitenciárias, escreveu uma espécie de "diário" onde registrou tudo o que acontecia sob a visão dos presos políticos. Torturas, greves de fome e sentimentos. Esse material, documentos e artigos encontrados após pesquisa do autor, deram origem ao seu livro, "Resistência Atrás Das Grades".


Segundo Politi, o livro reúne não só o lado dos presos durante a Ditadura, mas também a versão da sociedade.



"Coisas que aconteceram que não foram contadas nos livros de história são coisas que tem que ser lembradas para que ninguem se esqueça e nunca mais aconteçam." (Maurice Politi).

"O ensinamento que tiro do que passei naquela época é que, mesmo na dificuldade, a solidariedade existente entre as pessoas que tem a mesma crença se solidifica, virando uma união." (Maurice Politi)




Esta quarta-feira vem cheia de estilo no Salão do Livro


Para hoje não existe opção melhor que ir ao Salão do Livro. A programação está repleta de atrativos para todos os gostos, inclusive para os que querem expandir seus horizontes.

Os portões do Centro de Eventos – IBC abriram às 9h e logo se iniciou com contação de histórias, no Espaço Drummond, que acontecerá até às 16h, com: Outro Mundo; Arábias; Transilvânia; Reino Mágico; Floresta Encantada; Castelo Assombrado; Egito; e Lua.

Também, às 9h, no Espaço Cultural Matarazzo, teve alunos das salas 2ºA da E.M. Catarina Martins Artero que encenaram o texto literário: “A galinha ruiva”. Em seguida, a E.F. & E.M Tannel Abud se apresenta.

Mas ainda tem muito mais. No Papo de Autor, às 10h, Palestra Educação Ambiental, com Renato Muniz Barreto Carvalho. O professor promove palestras, cursos e oficinas que estimulem a melhoria das atitudes em relação ao meio ambiente e à leitura de modo geral, e das posturas profissionais ligadas a esses dois pontos. A temática central relaciona-se à Educação Ambiental. Palestra destinada a professores, alunos e a todos os envolvidos nas atividades educacionais.

Já às 14h, no mesmo espaço, participe da Palestra A Importância da Auto Estima para o Sucesso do Ser-Humano, com Antonia Maria Braz. Segundo Braz, a Auto Estima é um tema muito mais complexo do que se imagina. Não é simplesmente dizer que você precisa aprender a gostar de você. A auto-estima é base da sustentação humana e fator principal para as tomadas de decisão e conquista da felicidade. A atitude é fundamental na vida do Ser humano para atingir os objetivos almejados.

No mesmo horário, no Espaço Cultural Matarazzo, “Rapunzel”, encenação dos alunos da turma de reforço da E.M. Rui Berbert de uma das personagens clássicas da literatura. Logo depois, dança infantil, com a Cia do Ventre Shaia Zurah.

Na Praça de Alimentação, às 15h, peça teatral “Amor por Anexins”, uma parceria Sesi. História onde o personagem Isaías, um velho de aparência não muito interessante, tenta conquistar uma bela e interesseira viúva. Tudo seria normal se não fosse o vício de Isaías de falar por anexins, ditos populares.

No Espaço Cultural Matarazzo, às 16h, “A terceira margem do rio”, apresentação teatral com o Professor Marks Willian dos Santos do texto de Guimarães Rosa. Atividade concomitante, um bate papo com Ricardo de Azevedo com mediação de Vera Moretti, no Papo de Autor. Escritor e ilustrador paulista, Azevedo é autor de mais de cem livros para crianças e jovens, entre eles: Um homem no sótão, Lúcio vira bicho, O livro das palavras, e A outra enciclopédia canina. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. É bacharel em comunicação visual, doutor em letras e pesquisador na área de cultura popular.

No mesmo espaço, às 19h30, bate papo com Ivan Sant’Anna e mediação de Lincoln César. Sant’Anna é diplomado em mercado de capitais pela Universidade de Nova York. Trabalhou durante 37 anos nos mercados financeiros. É autor de livros de sucesso como Rapina e Caixa-preta. Em julho de 2011 lançou Perda total, que trata sobre os últimos 3 grandes acidentes da aviação brasileira.

Às 21h, teatro “A família composta”, da Escola Fioravante Menezes, no Espaço Cultural Matarazzo. Na peça o autor, Domingos Pellegrine, promove de forma bem humorada, uma reflexão sobre a importância de se adaptar às rápidas e profundas mudanças impostas pela sociedade e estar preparado para se renovar sem preconceitos e resistências, para uma convivência melhor. Com uma mistura de comédia de costumes com teatro, o texto faz com que o expectador ou leitor ria de suas próprias atitudes e, ao mesmo tempo, consiga se olhar criticamente e repensar a vida.

No Palco, às 22h, para encerrar com grande estilo a noite, Banda Simetria. Formada por João Luis (teclado), Samuel Viana (guitarra), Thiago Pinheiro (contrabaixo), Rodrigo Ximenes (bateria), e Fábio Fogo (voz), a banda é adepta do rock’n roll e ainda conta em seu repertório com 10 canções de própria autoria. Aproveitando o Salão do Livro, a banda que também tem por objetivo aliar a música e a literatura fará uma apresentação com som de qualidade e ímpar.


A programação está imperdível!
                                                            

De 04 a 13 de novembro de 2011, o Governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove o 2º Salão do Livro de Presidente Prudente, a maior festa literária do Oeste Paulista.

Com o apoio da Caixa Econômica Federal e Liane.

Serviço
2º Salão do Livro de Presidente Prudente
De 04 a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
  
Local
IBC  Centro Cultural
Rua Hugo Lacorte Vitale, 46
Vila Furquim
Presidente Prudente - SP

Ivan Sant'Anna