domingo, 13 de novembro de 2011

Papo de Autor - Regina Drummond


Autora, contadora de historias essa é Regina Drummond, que participou ativamente do 2º Salão do Livro, em dois espaços: no Estação Drummond de Histórias, para as crianças, e também marcando presença no Papo de Autor.


Regina Drummond e o mediador Lincoln César

Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em letras. Fala inglês, francês e alemão. Atualmente mora em Munique, na Alemanha, mas está sempre no Brasil, para cumprir uma agenda de muitos compromissos. "Eu já fui interprete do namorado de uma garota brasileira com um moço alemão, foi uma das situações mais engraçadas da minha vida", diz Regina.  



Em seu papo de autor neste domingo (13), Regina deu um show de história para o publico, comentou sobre os hábitos e culturas do povo alemão, e também respondeu varias questões sobre o Muro de Berlim.

Papo de Autor - André Vianco


O espaço Papo de Autor recebeu neste domingo (13), o renomado escritor de obras sobrenaturais que faz uma mistura de terror, suspense, fantasia e romance, André Vianco.


André Vianco com o mediador Celso Aguiar

Após ser despedido de seu antigo trabalho André utilizou seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para produzir 1000 copias de seu primeiro best-seller, Os Sete (1999). E a partir daí começou a promover sozinho seus livros  em livraria e editoras.

Além dessas obras o autor possui ainda mais cinco

"Ser autor foi uma coisa que acontece naturalmente na minha vida. Eu cresci lendo autores de ficção internacionais, por isso minhas maiores influencias são autores como Henry James e Victor Hugo", disse André Vianco.

Papo de Autor - José Eduardo Agualusa


Neste sábado (12), José Eduardo Agualusa esteve no espaço Papo de Autor no 2º Salão do Livro. Ele nasceu em Huambo, Angola, em 1960.

O escritor José Eduardo Agualusa com a mediação do também escritor Henrique Chagas
Agualusa estudou silvicultura e agronomia      
em Lisboa, Portugal, e seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas. Ele também é escritor de peças teatrais como: Geração W, Aquela Mulher - monólogo encenado no Brasil tendo como protagonista Marília Gabriela. Um dos principais pontos levantado em seu papo foi sobre as mudanças ortográficas que os países que falam português sofreram. "As pessoas têm horror a mudanças elas morrem de medo. Se esse acordo foi feito para unificar o português, era para ter ido bem mais longe", diz   



Atualmente escreve crônicas para a revista portuguesa de literatura LER. Realiza para a RDP da África,
"A hora das cigarras", um programa de música e textos africanos. Também é membro da União dos Escritores Angolanos.


Lançamento do V Clipp

Hoje, domingo (13), às 18h no Salão do Livro será lançado o V CLIPP (Concurso Literário de Presidente Prudente), realizado pelo governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Biblioteca Municipal.
 O objetivo principal é o incentivo à criação literária através da revelação e valorização de novos talentos, e proporcionar àquele escritor, que ainda não teve a oportunidade, mostrar e editar seu texto. 
Este ano foram 155 escritores inscritos, com aproximadamente 377 textos, que foram selecionados pelos professores e escritores, Arlette Piai que atua em sua Escola de Língua Brasileira com cursos especializados em redação e comunicação verbal e pelo professor Carlos Francisco Freixo, que atua na Universidade do Oeste Paulista e na rede Pública Estadual. 
Fazem parte da coletânea, nessa edição de 2011, 78 inscritos, com 171 textos entre poesias e crônicas.
Serviço
2º Salão do Livro de Presidente Prudente
De 04 a 13 de novembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
  
Local
IBC  Centro Cultural
Rua Hugo Lacorte Vitale, 46
Vila Furquim
Presidente Prudente - SP