sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Guilherme Fiuzza e Reinaldo Figueiredo (C&P) - "Contar a história e rir dela"

Dia 17, domingo, às 11h, no Papo de Autor.

Jornalista desde 1987, Guilherme Fiuzza, já trabalhou em diversos jornais, portais de internet, e também como assessor político. Foi colunista no extinto portal NoMínimo. Atualmente, é colunista da Revista Época, na qual publica, quinzenalmente, artigos sobre a política nacional. No site da revista, assina o blog Política e Tudo Mais.
Na carreira literária, ficou conhecido pelo livro Meu Nome Não é Johnny, que trata da história real de João Guilherme Estrella, um jovem de classe média alta do Rio de Janeiro que se envolve com o tráfico de drogas nos anos 90. O livro se tornou mais conhecido através de sua adaptação para o cinema, protagonizada por Selton Mello (que interpreta João Guilherme Estrella) e dirigida por Mauro Lima, em 2008.
Seu livro mais recente é Bussunda - A Vida do Casseta, que retrata a vida e a carreira do humorista Bussunda, membro do grupo Casseta e Planeta, falecido em 2006.

Também escreveu

Meu nome não é Johnny - Editora Record, 2004
3000 dias no bunker - Editora Record, 2006
Amazônia, 20º Andar: De Ipanema para o topo do mundo, uma jornada na trilha de Chico Mendes – Editora Record, 2008


O carioca Reinaldo Figueiredo foi um dos fundadores do tablóide de humor O Planeta Diário, em 1984, e se tornou famoso em todo o Brasil como integrante do grupo Casseta & Planeta, no qual interpreta personagens antológicos como Osama, Devagar Franco e Ótima Bernardes. Antes disso já criava cartuns: entre 1974 e 1985 colaborou com o saudoso jornal O Pasquim. Ao longo de sua carreira, também publicou ilustrações em revistas como Chiclete com Banana, Bundas, Jazz+ e Piauí. Em 2007 lançou pela Editora Desiderata o livro Desenhos de humor.
Cartuns do humorista Reinaldo imaginam os vernissages de autores da literatura brasileira e mundial como Homero, Shakespeare, Salman Rushdie, Machado de Assis e Rubem Fonseca.
Uma noite de autógrafos na qual Fernando Pessoa recebe seus heterônimos e um lançamento em que Dostoiévski assina um exemplar para um de seus personagens ― e ainda confunde o nome dele ― são apenas alguns dos muitos encontros inusitados apresentados nas charges inéditas de Reinaldo, integrante do Casseta & Planeta. Lançado pela Editora Desiderata, Noites de autógrafos propõe uma divertida viagem pelo mundo da literatura e seus mais célebres autores, personagens e lugares imaginários por meio do humor e dos desenhos do ex-colaborador de O Pasquim e um dos criadores de O Planeta Diário.

Nenhum comentário: