quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Papo de Autor - Ivan Sant' Anna



Formado pela Universidade de Nova York em mercado de capitais, Ivan Sant' Anna, já trabalhou como corretor das bolsas de Nova York e Chicago. Foi dono de corretora e sócio de um banco. Sempre foi fascinado por aviões, e durante três anos investigou o que aconteceu nos vôos de 11 de setembro de 2001, desta experiência nasceu o livro Plano de Ataque, um de seus grandes sucessos. Também é autor das obras Rapina e Caixa-Preta, sobre grandes acidentes ocorridos no Brasil.

Em julho de 2011 lançou Perda Total, sobre os últimos três grandes acidentes da aviação brasileira.
A principal característica presente nos trabalhos do autor é o processo de pesquisa que ele desenvolve para relatar fatos verídicos. Os livros seguem uma linha de reportagem.
“A investigação é o que mais me fascina, daí a descoberta de um jornalista. Já descobri grandes personagens e histórias, me envolvo no livro de forma tão intensa que faço parte daquela realidade”, afirma Sant´anna.
Um tema frequente em seus livros é a aviação, isso devido ao fato de ser piloto amador. São três obras: Rapina, Caixa-Preta e Perda Total, lançados este ano.
“Em Nome da Majestade”, conta a história do brasileiro Jean Charles assassinado em Londres, pela policia britânica. “Fiz uma investigação muito intensa. Propus-me a descobrir o que havia ocorrido em todos os detalhes e descobri.
Cheguei a refazer o caminho dele no dia do seu assassinato. Ele levou 13 tiros, 11 na cabeça, um no ombro e o outro não o atingiu”.
Como escritor, Ivan diz que quando decidiu partir para a carreira literária teve que aprender a escrever. Hoje se preocupa em aprimorar técnicas para contar suas histórias de forma mais clara e envolvente para o leitor. “Minha maior dificuldade é a autocrítica, nunca estou satisfeito com o resultado. Gosto de receber críticas, isso me motiva a melhorar. Meu conselho para a escrita de uma boa obra que incentive o leitor a continuar a leitura é causar o impacto logo no início do livro”.

Nenhum comentário: